Defesa Social forma 190 novos guardas municipais que vão para as ruas

em 10 Janeiro 2020. Postado em Notícias

00288942Curitiba recebeu um reforço expressivo na área da segurança pública. São mais 190 guardas municipais que se juntam às equipes que desenvolvem o trabalho de orientação, apoio e socorro ao cidadão nas ruas, parques e praças. Desde 2017, a Prefeitura já contratou 380 novos guardas municipais.

Após quatro meses do curso de formação técnico-profissional, com disciplinas teóricas e práticas de preparação para o trabalho, os últimos 190 guardas tiveram o primeiro contato com a função durante o estágio supervisionado, no fim de 2019, quando foram para as ruas acompanhados de profissionais mais experientes da corporação.

Nesta sexta-feira (10/1), uma solenidade de formatura no Memorial de Curitiba, com a presença do prefeito Rafael Greca, marcou o fim deste ciclo inicial. “Precisamos de guardas dedicados à proteção do patrimônio público - nossos parques, nosso Centro Histórico, nossas ruas arborizadas com ipês e jacarandás - e também à proteção das pessoas”, afirmou o prefeito.

“A Guarda é grande quando prende o traficante, quando protege o patrimônio cultural, mas é muito maior quando orienta os curitibanos e curitibinhas e, em horas extremas, consegue fazer um parto dentro da viatura”, disse Greca, referindo-se a ocorrências recentes atendidas pelas equipes.

A interação com o cidadão e a receptividade aos trabalhos desenvolvidos nas patrulhas a pé, com motos, viaturas e módulos móveis, também foram pontos destacados pelo prefeito durante a formatura. “Vocês são o rosto fardado da cidade, o nosso orgulho. A administração municipal e o povo de Curitiba ama e confia na Guarda”, completou ele.

Reforço no efetivo

Com a mais recente incorporação, a Guarda Municipal totaliza 1.569 servidores: 380 foram contratados desde 2017. Neste primeiro semestre, uma nova turma dos aprovados em concurso público será convocada a participar do curso preparatório para ingressar na carreira.

“E esse trabalho desenvolvido pelos guardas se traduz nas prisões de responsáveis por furtos, roubos, tráfico e uso de drogas, além dos cumprimentos de mandado de prisão após abordagens”, salientou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

O trabalho operacional da Guarda Municipal no Centro é conduzido pelo Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO), composto por muitos dos guardas recém-contratados. Em 11 meses, foram 3.872 ocorrências atendidas por eles.

Nesse total estão abordagens a pessoas suspeitas - que renderam a prisão de 161 foragidos da Justiça, apoio e orientação ao cidadão, repressão ao uso, porte e tráfico de drogas e a crimes e delitos das mais variadas naturezas, como furto, roubo, pichação, vandalismo, ameaça, direção perigosa e importunação sexual.

“Esse trabalho de policiamento de proximidade fez a diferença no serviço da GM e para a segurança da população”, afirmou o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior.

De professor a guarda municipal

A 28ª turma da GM, formada nesta sexta, é composta por perfis, naturalidades e características diferentes. Há guardas bem jovens - de apenas 24 anos - até um profissional de 66 anos. Professor de Educação Física por mais de 40 anos, depois de aposentado, Frederic Pugsley Branco prestou o concurso da GM.
“Fui levado pelo desafio”, compartilhou ele, que no último mês teve contato com o público no Parque Tingui, na Praça Osório e no Jardim Botânico.

“Vi de perto o reconhecimento e o respeito tremendo que o curitibano tem pela Guarda”, disse Pugsley.

A formatura no Memorial de Curitiba teve a participação do superintendente da Defesa Social, Odgar Nunes Cardoso; dos secretários municipais de Planejamento e Administração, Alexandre Jarschel de Oliveira, e do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; os vereadores Rogério Campos, Mauro Bobato e Beto Moraes; e o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida; e o diretor da GM de São José dos Pinhais, Marcio Pereira.